segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Liverpool - Inglaterra

E hoje vamos falar um pouco da concorrida Liverpool!

Liverpool é a 4ª maior cidade do UK, só perde pra Londres, Leeds e Birmingham, então coisa pra fazer nunca falta.  Tem um clima temperado, com verões relativamente frescos e invernos suaves. No verão a temperatura média é de 20°C e no invernoé de 6°C, podendo nevar alguns dias.

Como toooodo o mundo sabe ela foi o lar dos Beatles!

Transporte:

Transporte em Liverpool não é um grande problema por se tratar de uma cidade não muito grande, além de possuir um sistema de transportes eficiente que conta com Ônibus, Metrô e Ferry Boat (para travessia do rio Mersey). São quatro principais estações de metrô na cidade: Lime Street, Central, Moorfields e James Street, que atendem perfeitamente seus usuários. E são duas as principais estações de ônibus: Paradise Street Bus Station e Queen Square Bus Station. O preço do transporte em Liverpool varia muito. Existem tarifas especiais para muitos eventos diferentes, sendo possível encontrar tarifas a partir de uma libra.
Maiores informações: Mersey Travel
Há também o aeroporto de Liverpool que foi construído nos anos 30, e mais tarde foi renomeado “Liverpool John Lennon Airport” em homenagem a John Lennon. O aeroporto atende a inúmeras cidades europeias.

Atrações:

Na região da cidade às margens do rio fica o famoso Royal Liver Building. Os armazéns do século 19 que cercam Albert Dock foram transformados em lojas, museus, galerias e restaurantes. Vale a pena visitar o Maritime Museum e a Tate Liverpool, que abriga exposições de arte contemporânea inglesa.

Uma das mais celebradas galerias da cidade é a The Walker. As pinturas expostas variam desde quadros italianos e flamengos antigos até obras de arte do início do século 20. 
  • Mais atrações:
  1. Mendip: John Lennon Home
  2. The National Trust Formby
  3. Ness Botanic Garden
  4. Hilbre Islands
  5. Chester Zoo
  6. Liverpool Anglican Cathedral
  7. Walker Art Gallery
  8. St. George's Hall
  9. Royal Liverpool Philharmonic
  10. The Beatles History
  11. International Slavery Museum
Para mais atrações e informações sobre o que fazer na cidade: Visit Liverpool
Para saber mais sobres os clubs e vida noturna: Club vibes - Nightlife

Relato de um visitante, Londres - Liverpool:
"Peguei o trem as 7h em Euston, chegamos lá pelas 9 h15 em Liverpool.

Comprei as passagens aqui do Brasil mesmo, pela internet, no site TheTrainLine.com. No dia só chegamos mais cedo a Euston e fomos validar o ticket num terminal eletrônico.
Agora, o importante: comprei aqui do Brasil mesmo o passeio da National Trust. Esse é o único que permite que você entre nas casas de Paul e John. Os outros passeios apenas mostram por fora e com certeza entrar nas casas é o melhor. Bom, eu agendei esse passeio na National Trust para a parte da manhã. O passeio sai das Docas; dá pra ir andando da estação de trem até lá. Saímos às 10h, fomos às duas casas, foi um tour maravilhoso. O numero de visitantes é reduzido, não esqueça de comprar antes. Vale a pena mesmo.
Bom, lá pelo meio-dia voltamos às Docas – que são patrimônio da humanidade – e visitamos a Beatles Story que é uma loja e museu dos Beatles.
Almoçamos e compramos lá mesmo o tour do Magical Mistery Touru, num ônibus amarelo igual ao do álbum e saímos pra ver os pontos ligados a eles na cidade. O passeio roda por toda Liverpool, leva à casa de George, Ringo, Paul e John (apenas por fora), Strawberry Fields, Penny Lane e muitos outros lugares. O guia é bem legal e mostra tb um pouco da cidade, que é mt bonita. O tour deve levar umas duas ou três horas e termina no Cavern Club. Essa empresa faz o passeio no ônibus amarelo grandão e de outros modos, em tours exclusivos — dê uma olhada no site. Talvez indo em 4 pessoas valha a pena comprar um passeio particular. De ônibus eles param em alguns pontos para você descer e em outros só mostram de dentro do ônibus mesmo.
Ficamos a noite por lá no Cavern — rola um Beatles cover — e voltamos andando até a estação pra pegar o trem pra Londres às 22h. Chegamos na cidade pouco depois de meia-noite."

Relato de quem mora: 
"Meu nome é Giovani e faço parte do primeiro edital do CsF aqui para a Uni Liverpool.
Honestamente, não li todos os tópicos mas queria falar sobre um fator importantíssimo da universidade: acomodação.

Seguramente, a escolha pela University of Liverpool foi acertada. Além da cidade ser maravilhosa, o custo de vida baixo em comparação a Londres, ser a maior cidade universitária fora de Londres, tudo estar ao alcance a pé, compor o Russel Group (top 5% das Uni do UK), então, seguramente, vocês fizeram uma excelente escolha.

Com relação à acomodação:

Infelizmente, o governo brasileiro, a despeito das experiências do CsF Portugal, tem transferido o dinheiro a título de acomodação diretamente para o UUK, e este à Universidade (no caso de Portugal, o aluno recebe este dinheiro e decide onde morar). Esta condição cria uma necessidade de ter que morar em algum prédio da University of Liverpool.

No ano letivo, há dois tipos de alunos: undergraduate e postgraduate. O primeiro grupo requer um contrato de 40 semanas, visto que nos "summer months" - Junho/Agosto - eles têm férias e geralmente voltam para suas cidades de origem. No segundo grupo, o contrato é de 51 semanas. TODO o pessoal do CsF entra no segundo grupo, na condição de postgraduate e requer um contrato de 51 semanas. 

A situação é que majoritariamente, os alunos "postgraduate" são de nacionalidades distintas da britânica. Por isso que Mulberry Court, Philharmonic Court e outros, a presença de alunos que não britânicas é esmagadora. 

Na minha concepção de intercâmbio, eu acredito que teria engrandecido a experiência se eu pudesse ter ficado em Halls que os alunos britânicos ficaram. Além disso, a quantidade de alunos do primeiro edital que optaram em morar em outro Hall distinto do qual o Accommodation office ofertou, prova que essa questão ainda não foi solucionada. Além, o custo para mudar para o Vine Court, o Hall mais novo do campus, é de 1800 libras (total, dividido em quatro parcelas). Idealmente, não é agradável para alguém que vem subsidiado pelo governo estudar em Liverpool ter que pagar essa quantia. E ainda, mudar para o Vine Court não é a solução, pois, você fica no bloco de alunos "postgraduate", ou seja, nacionalidades não britânicas "leia-se chineses".

A maioria dos alunos "undergraduate" britânicos culturalmente opta por viver nas "Off-campus accommodation". São inúmeros prédios de acomodação fora do centro da cidade, "Carnatic" e "Greenbank Student Villages". Por ser fora do campus central, você depende de ônibus - 200 libras o ano, 15 minutos de viagem. 

Honestamente, eu não estou querendo influenciar ninguém aqui. Só acho que, após ter essa experiência, acredito que é muito importante que vocês discutam o assunto acomodação entre vocês e tenham uma opinião embasada a respeito.

Tem altos pubs, bar, baladas pra ir no centro e o The Cavern Club fica perto dessa parte mais movimentada da cidade (quem é fã de Beatles vai curtir muito e quem não é, da pra se divertir também). Uma das maiores vantagens aqui é que o campus é central e tem muitas accommodations perto, você não precisa gastar com transporte pra fazer compras ou ir pra facul.

No momento eu to num quarto individual e divido banheiro com mais 3 pessoas no meu andar. Cada predio tem 3 andares e um banheiro em cada andar. Já a cozinha divido com mais 6 pessoas, é até bom porque dá pra entrosar com a vizinhança na hora de comer, a parte chata é só o banheiro (tem dias que as chinesas não recolhem o cabelo do ralo e pode floodar a bagaça ¬¬). Mas em setembro a gente vai trocar de accommodation e pelo que falaram vamos ganhar suíte xD (talvez seja necessario pagar 200 pounds anual a mais, mas ainda não é certo).

Sobre a Universidade, to achando tudo muito massa, desde a estrutura, apoio do International Team até a parte dos esportes (dá pra praticar altos esportes que nem arco e flecha, badminton, escalada, hipismo, mas a maioria deles só começa em setembro agora), alem disso tem mais de 100 societies (students unions) que você pode fazer parte.

Uma coisa da hora que ta tendo agora pro PSE daqui são as viagens, todo fds a Uni ta levando a galera pra conhecer uma cidade turistica do UK. Fds passado fomos pro País de Gales e agora vamos pra Chester sem precisar pagar nada por isso!"


Liverpool - Noite

Liverpool - Dia

212 milhas de Londres!

Beijos!