terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cardiff - País de Gales

E hoje vamos falar de uma cidade que eu particularmente me apaixonei e está no meu Top 5 para conhecer logo, Cardiff!

A cidade tem uma área de 140km² e seu principal rio é Severn. Como na grande maioria das localidades da Europa, o clima levemente frio também é predominante em Cardiff. É raro que os termômetros indiquem menos de -15°C e mais de 25°C. Temperatura média anual: 9°C.

Hoje, as antigas docas têm sido transformadas em um complexo de restaurantes e atrações aos visitantes. Os museus, teatros e lojas proeminentes significam, o ano todo, diversão e entretenimento. Além disso, seus 330 parques e jardins colocam Cardiff entre as cidades mais verdes do Reino Unido.
Os trens interCity de alta velocidade podem levá-lo a qualquer lugar de Cardiff. As estradas de ferro regionais operam os trens air-conditioned diretos de Birmigham, Manchester, Liverpool, Nottingham, Bristol, Southampton, Exeter, Torbay, Portsmouth e Bath até Cardiff.
É possível chegar a Cardiff também pelo mar. Para aqueles que viajam da Europa continental, há vastas opções de pontos de entrada ao Reino Unido, todos servidos por muitas companhias de balsa. Os 'Ferry Boats´ estão interligados por um sistema nacional de motorway, grandes rodovias, para fornecer o acesso rápido e fácil a Cardiff.
De Londres à capital do Pais de Gales, são duas horas e meia de ônibus, pela National Express. Comprei as passagens no site. Imprimi os bilhetes em casa e lá fui eu para Victoria Coach Station, a “rodoviária” de Londres. Apesar de ser um pouco mais longo, é um passeio que pode ser feito tranquilamente em um dia.  IDA E VOLTA: 30 libras.
Se for de carro, é interessante parar também em Shrewsbury, Conway, Chester, Swansea, Tenby...

O custo de vida é bem menor que em Londres e sul da Inglaterra.


  • Relato de quem vive:

“Pra quem não sabe, eu estou morando em Cardiff (ou Caerdydd), a capital do País de Gales (Wales) e a décima maior cidade do Reino Unido. Cardiff não é muito grande pra uma capital, tem apenas 340 mil habitantes.
Eu mudei pra Cardiff sem saber quase nada sobre a cidade, mas aqui estão minhas impressões e o que eu aprendi depois de 1 mês e meio.
1 - Em Gales tem duas línguas oficiais: inglês e galês (welsh). Portanto, em Cardiff, tudo é escrito nas duas línguas: placas, informações, nomes dos lugares, panfletos, etc.
2 - Os galeses são muito patriotas. Tem bandeiras pela cidade toda e em vários comércios ou até casas. Além disso, eles gostam muito da Escócia e da Irlanda, provavelmente porque esses três países se unem contra a Inglaterra. 
3 - No País de Gales, assim como na Escócia, as pessoas são muito amigáveis e prestativas. É muito notável a diferença com a Inglaterra. Um exemplo disso são os motoristas de ônibus: se você está correndo pra alcançar o ônibus, os motoristas sempre esperam. Já em Oxford, isso jamais acontece. Uma vez eu presenciei um motorista fechar a porta mas sem arrancar, uma pessoa bateu pra entrar e ele não abriu e aí sim arrancou.
Pelo que eu percebi das pessoas do curso e das que conversei, as pessoas também são menos sérias do que na Inglaterra e Escócia, fazem mais piadas bobas e são mais engraçadas.
4- Cardiff está no top 5 cidades para fazer compras do Reino Unido. Tem muitas lojas e shoppings. A cidade é conhecida como “City of Arcades”. Arcades são o que chamamos de galerias no Brasil. Cardiff é a cidade com a maior concentração de galerias de compras do Reino Unido. Tem 8 galerias da época Vitoriana/ Edwardiana e mais 3 modernas, sendo que uma delas é enorme. Chama-se St David’s e eu vivo me perdendo lá. Saint David é o padroeiro do País de Gales.”




Cardiff - Centro da cidade

Cardiff

151 milhas de Londres!

Bye, bye!






Um comentário:

Thais disse...

Oi Juliana, tudo bom? Faço medicina na UPE e vi seu post quando procurava informações sobre cardiff pra rodar no internato! Vc vai pelo ciências sem fronteira? Beijo
Meu contato: thaisaccioly1@gmail.com