domingo, 6 de outubro de 2013

Cambridge - Inglaterra

E hoje vamos falar um pouco sobre Cambridge!

Se seu objetivo na Inglaterra é estudar, então considere ficar em Cambridge, umas das mais antigas e também renomadas cidades universitárias do mundo. A menos de uma hora de trem de Londres, o lugar é cheio de famosos colleges que mais parecem castelos. Seu ambiente medieval, cortado pelo charmoso rio Cam e enfeitado de áreas verdes, passa a agradável sensação de voltar ao século 18 ou 19. Mas, por ser repleta de estudantes estrangeiros, os ares de modernidade e cosmopolita proliferam dentro do campi, das repúblicas estudantis e da rede de serviços e entretenimento.
 A população é quase inteira de jovens, vindos de todos os cantos para aprender nos prédios históricos e relaxar nos clássicos pubs ingleses. Conhecimento com diversão: essa combinação perfeita é praticamente uma lei em Cambridge.
A cidade é um convite ao passeio ao ar livre. Além de ruas históricas para andar a pé, Cambridge é lembrada por seus imensos “tapetes verdes”, como são chamados os gramados extensos e muito bem cuidados. Por isso, desfrute algumas horas nos melhores parques da região, como o Backs (lado oeste da cidade), Jesus Green e Midsummer Common (ao norte), e Parker's Piece (ao sul).
Complete a cena bucólica a bordo de um “punt”, os charmosos barquinhos que podem ser alugados para percorrer as águas plácidas do rio Cam, um genérico dos canais de Veneza e Amsterdã.
Vale lembrar que Cambridge é uma cidade universitária, com noites sempre animadíssimas. Os pubs, que de dia são ótimos restaurantes, viram depois excelentes baladas. Os preferidos são o Eagle, situado em uma antiga pousada, e o Pickerel, o mais velho da cidade.
Pequena, plana e tudo muito perto. Em Cambridge, a maioria dos prédios universitários, museus, igrejas, espaços públicos e turísticos está localizada bem no coração da cidade. Então, caminhar ou andar de bicicleta é uma excelente e agradável opção para desbravar seus recantos, além de apreciar os lugares mais impressionantes e legais lá existentes. Assim, andar e pedalar são essenciais.

  • Clima: A região é de clima razoavelmente temperado, às vezes bem nublado. O verão vai de junho a agosto (temperatura variável entre 14ºC e 30ºC). E o inverno, de dezembro a março, com temperatura entre -2ºC e 5ºC.



"Basta pegar um trem e, em 45 minutos, chega-se em Londres. Próprio meio de transporte, a bicicleta — era a única maneira de curtir a cidade de fato, já que os ônibus paravam de circular cedo."


Como ir de Londres para Cambridge

De trem:
Trens expressos saem da estação King’s Cross com destino a Cambridge Station a cada 30 minutos, a partir de 6:45 da manhã, geralmente nos horários xx:15 e xx:45. A viagem sem escalas leva em torno de 50 minutos e a passagem de ida e volta para o mesmo dia (“anytime day return”) custa cerca de £30,00. É possível economizar um pouco, comprando uma passagem “off peak”, geralmente para viagens a partir de 10:00 da manhã.
Da estação Liverpool Street há também dois trens diretos por hora, mas são bem mais lentos. A viagem leva em torno de 1 hora e 20 minutos e há várias paradas no caminho. O preço da passagem é semelhante, £30,00 para “anytime day return” e £17,50 para “off peak day return. 
De ônibus:
A viagem de ônibus é bem mais demorada que a de trem e, embora o tempo “normal” de percurso seja pouco menos de 2 horas e meia, dependendo do horário e do trânsito a viagem pode levar até quase 4 horas. Para quem não está com pressa, no entanto, pode custar bem mais barato, especialmente se a passagem for adquirida com bastante antecedência.  Os ônibus saem da estação de ônibus de Victoria, no centro de Londres.
De tour organizado:

Com a London Walks: duas vezes por mês, às segundas-feiras, há um tour para Cambridge organizado pela London Walks. O passeio parte da estação King’s Cross às 9:00, quando você deve encontrar seu guia a estação. Em Cambridge, são feitos dois passeios guiados à pé, um na parte da manhã e um à tarde, com tempo suficiente para o tradicional passeio de barco pelo rio. O retorno a Londres se dá por volta da 18:30. O preço para este verão (2013) é £16,00 mais £39,00 da tarifa do trem.

Por último, o depoimento de quem estava lá:

"Fora que minha academia lindinha e tem uma sala com vários paredões de escalada - muito legal!! (: Como a academia tem uma parceria com a escola, por ser aluna de lá só pago £ 90 (por 3 meses). Quem dera academia no Brasil fosse esse preço.. hahaha
As baladas aqui começam em média 23:00 ~ 00:00 (que nem no Brasil), mas acabam 3:00 (grrrr!). E quando eu digo “acaba”, acaba MESMO! As luzes se acendem, desligam o som, te colocam pra fora mesmo! Os pubs também fecham bem cedo (entre meia noite e 1 da manhã), então o forte de Cambridge não são as baladas até amanhecer o dia.
Uma coisa engraçada são as roupas que a galera usa por aqui, pra sair.. Inglesa gosta de mostrar a bunda (faaaaato!!) então é bem normal estar em uma festa, olhar pro lado e ver o vestido de uma menina quase no meio da bunda. Não tem sentido, acho que elas simplesmente não percebem que o vestido está subindo, ou não ligam, não sei! Fora isso, saltão e mais saltão! Elas preferem mostrar as pernas do que usar decotão.. Por outro lado, sempre rola aquela galera alternativa na balada, que geralmente estava em algum lugar e foi direto. Nessa categoria podemos incluir: homens de terno, moletom, pessoas fantasiadas (já encontrei com o super homem, avatar, ursinhos carinhosos e uma infinidade de anomalias que só se vê em Cambridge! Estou imaginando as fantasias do Halloween! hahaha), mulheres de sapatilha e rabo de cavalo, camisetinha.. Então a balada daqui é bem diversificada, não é aquele mitiê do Brasil.
Como o preço médio pra entrar nas festas aqui é £ 4, o “custo maior” da noite é com a bebida. Uma cerveja custa entre £ 2,50 e £ 3,00, uma tequila custa mais ou menos £ 2,50 e um shot de vodka custa £ 2,30. Aqui o pessoal tem o hábito de virar o shot da vodka pura, por isso tem vodka de 13908120931 sabores: cup cake, jujuba, pimenta, coca-cola, morango e uma infinidade de sabores. Bem legal!
Transporte
Como o meio de transporte mais comum aqui em Cambridge é a bike, é comum também ir pra festa pedalando (as inglesas conseguem pedalar de vestido com alguma técnica desconhecida que não deixa a calcinha à mostra.. eu prefiro sair de calça! hahaha), mesmo de salto alto! Não é difícil, acredite.. O ruim é voltar pedalando depois de tomar uma(s).. 
Pra encontrar uma bike aqui não é difícil. A maioria dos estudantes coloca a bike pra vender quando está voltando para seus paises de origem, então sempre tem anúncios no mural da escola de bicicletas que estão a venda. Os preços variam de £ 30 a £ 45 e é um investimento super válido! O taxi aqui em Cambridge é uma pequena fortuna (pra voltar da festa ele já começa com £ 4. 12 reaisssss só pra começar! Não rola..). Com a bike dá pra fazer tudo pela cidade, além de ser rápido, evitar congestionamento, ser fácil de usar, barato e ainda malhar as perninhas! Só vantagens pra a bike, mil pontos pra ela! hahaha :D
      
Não posso deixar de mencionar o transporte Cambridge - Londres. A passagem pra ir em um dia e voltar no outro custa £ 30 e pra voltar no mesmo dia £ 21. Entretanto, se você conseguir reunir um grupo de 4 pessoas (ou mais), o preço da passagem pra ir e voltar no mesmo dia cai pra £ 11. De modo geral, Londres não é uma viagem barata a ponto de se fazer toda semana.. Além disso, os fins de semana aqui em Cambridge são tão agradáveis que nem dá vontade de sair daqui.
Comida
Com relação ao almoço, sempre almoço por perto da escola, já que tem vários “restaurantes”. Meu almoço de todo dia é a opção mais saudável (?) e barata: Pasta Pronto! É um macarrãozinho normal (Penne) com 4 tipos de molho que você escolhe (meatballs, que é a nossa “almondega”, arrabiatafour cheese carbonara). Além disso tem como colocar queijo ralado ou pedacinhos de queijo dentro do potinho (ou os dois!) e a cada “compra” você ganha um carimbinho no cartão de lá. No oitavo você ganha um de graça! Bem legal.. Pra completar, a atendente é brasileira e uma figura! Troco várias ideias com ela, muito gente boa.. Ah, esqueci de falar: o preço dos potinhos varia de £ 1,90 a £ 2,30. Essa é a opção mais barata de almoço nas proximidades da minha escola e a preferida por todos (o molho quatro queijos é uma delícia!).
Quem não come macarrão (ou pra dar uma variada, né, porque comer macarrão todo dia é complicado..) na mesma rua tem diversos restaurantes japoneses, indianos, chineses e até um brasileiro! Guaraná Antártica por £ 1,40 (caro, mas na saudade vale a pena..) e feijoada por £ 5 dia de domingo (com carne de porco.. Ai que saudade dos bois do Brasil!).
Pra quem gosta de carne, esqueça. Tenho 1 mês aqui e ainda não consegui comer nem meio pedacinho de bife. hahaha O sonho dos brasileiros aqui é entrar em uma churrascaria, mas ainda não conseguimos nada próximo a isso. Assim que tiver mais informações a respeito de carne por aqui com certeza postarei! O jeito é quebrar o galho com um hamburgão argentino (é o mais perto de “carne” que dá pra chegar).
De modo geral, gasta-se em média £ 5 por dia no almoço. Subway é 5 e pouquinho, MC Donald’s também.. Em qualquer um desses lugares que se vá a média de preço é essa.
Dica para os estudantes: Apresentando a carteirinha da escola no MC Donald’s quem compra uma promoção tem direito a um cheeseburger ou um McFllurry de graça. Oba!"

Kings College

Kings College - Inverno

Cambridge
65,8 milhas de Londres!!


Beijo geeente!


2 comentários:

Unknown disse...

Londres podia ser tão linda quanto Cambridge =(

Unknown disse...

Já que essa coisa fofa nao existia antes da offer, vou usar o blog como roteiro de viagens pelo menos haha