quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Aberdeen - Escócia

Geeeente,


Vou começar agora e vou começar por Aberdeen.

Aberdeen é a terceira maior cidade da Escócia. Também chamada de "Cidade de Granito", por conta de suas surpreendentes construções com o material, une clima litorâneo, patrimônio histórico, agitadas atividades culturais e boas opções gastronômicas, que valorizam a carne da famosa raça de gado originária no local, o Aberdeen-Angus. A cidade possui pouco mais de 200 mil habitantes e é reconhecida internacionalmente por seus jardins públicos. Outro motivo de orgulho para Aberdeen é o fato de que seu índice de desemprego é o menor de toda a Europa, com menos de dois pontos percentuais. O tempo em Aberdeen, assim como em toda a Escócia, muda muito de um dia para o outro. No inverno e na primavera as temperaturas são bastante baixas. Aberdeen tem aeroporto próprio, com voos para as principais cidades da Inglaterra (uma hora de Londres). Outras opções são trem (sete horas até Londres) e ônibus.

“O estilo de vida por aqui é bem parecido com o que vi em Brighton e o inglês dos escoceses não é lá tão incompreensível..”

Pontos turísticos:
1) Winter Gardens: Localizado no Duthie Park, tem amostras de flores do mundo inteiro e dá ao município a fama de cidade das flores.
2) Union Street: Rua onde se apreciam diversos prédios de arquitetura antiga, dos séculos XV e XVI.
3) Marischal College: O maior prédio de granito branco do mundo


Um relato de quem tá lá:

"ABERDEEN
Aberdeen e considerada uma cidade cara para morar. Li em alguns lugares que e a segunda mais cara do reino unido, nao se se confere ou nao. Realmente da pra perceber que o poder de compra aqui e bem grande, visto que tem um grande numero de shoppings, mercados e grandes lojas de departamentos pro numero de habitantes da cidade. Anyway, a grande variedade de lojas acaba significando que se vc souber onde comprar, fica facil economizar, e pra gente nao faz a minima diferenca.

O alojamento da universidade e com banheiro compartilhado e nao tem servico de limpeza incluso no flat. Tirando o compratilhamento do banheiro, acho o alojamento super bom, esta sempre quentinho la dentro, o que e otimo visto que aqui faz muito frio.

A agua da torneira aqui e muito boa, sem gosto ruim e sempre fresquinha, o que - pelo menos pra mim - faz bastante diferenca. E a melhor agua do reino unido haha

Nao faz muito sol por aqui, entao se vc e uma daquelas pessoas que nao vive sem sol, aqui nao vai ser muito bom pra voce. 

Pertinho do alojamento tem um mercado grande e barato, o Lidl. Dentro do "condominio" que moramos tem uma lojinha, um bar e um servico de take away food pro jantar, ou seja, fome voce nao passa. 
A universidade fica pertinho de casa, 10-15 minutos pros predios mais proximos, 20 pros mais distantes.

Alimentacao na universidade e bem tranquilo. Tem varios cafes espalhados, tem o the hub onde podemos comprar sanduiches bem baratos na loja (3 libras o meal deal - Sanduba, drink, e um pacote de salgadinho ou fruta ou iogurte), comer um subway, ou ir upstairs em um dos restaurantes (buffet de salada, mexicano, italiano e tradicional). La em cima e mais caro, embaixo e mais barato, mas e so sanduiche e subway, entao rola fazer uma variacao pra comer bem e nao gastar muito.

Aqui tem varios pubs, pra todos os gostos eu diria. As baladas, de novo, sao incrivelmente numerosas pro numero de habitantes da cidade (levando em conta meus padroes no brasil). Normalmente elas tem diferentes programacoes durante a semana, entao vc consegue encontrar o que vc gosta. Dia de semana e infinitamente mais barato, mas nao tem night bus pra voltar, entao eh taxi ou andando. A cidade eh tranquila, ja voltei andando varias vezes, nada de ruim aconteceu haha.

Os onibus sao eficientes mas caros pr tanto que vc anda neles. Vale a pena fazer tudo a pe. Inclusive roles no centor da cidade, que nao eh perto nem longe.
Aberdeen divide opinioes quanto a estetica. Tem gente que acha linda, tem gente que acha horrivel. Eu acho muito bonita, ja que tudo parece um castelo por aqui. O unico problema eh que eh tudo cinza. TUDO.

Viajar daqui, obviamente, eh mais caro, visto que estamos enfiados la no norte, mas tambem nao faz tanta diferenca assim. voce pode voar direto do aeroporto de aberdeen, ou pegar um bus/trem pra ir pra glasgow ou edimburgo. Da pra ir de bus pra londres tbm, por 30 libras ida e volta, mas leva 12 horas e o banco nao deita - so para os fortes.

Pontos turisticos? Bem a uni por si so e um charme. Muito bonita. Daqui tambem e facil conhecer Glasgow e edimburgo (20 ida e volta, cerca de 3 horas), o Dunnotar castle (meia hora de trem pro sul), lago ness (wooo, duas horas de viagem +-) e outras cidades escocesas e inglesas, ja que o bus que desce pra londres passa pelo universo inteiro antes de chegar."

Mais informações:

Foto da cidade


UNIVERSITY OF ABERDEEN


É galera, são 8h40min até Londres, pela rota terrestre.

Por hoje é só.

Beijos!


8 comentários:

Unknown disse...

" A cidade eh tranquila, ja voltei andando varias vezes, nada de ruim aconteceu haha."
Isso vai ser uma novidade louca pra mim.. Moro no Rio de Janeiro, não consigo imaginar andar pela calada da noite sozinha pelas ruas e não sofrer nenhum dano material, moral ou vital.

Unknown disse...

Juuu, ta lindo mesmo o seu blog!! A Déh com certeza vai pensar "por que esse blog não existia antes, pra facilitar a minha vida?" Hahuehuhauhea. Sério, adorei!!

E fico me perguntando se só eu gosto do inglês da Escócia! o.o

Aberdeen deve ser uma graça de cidade... Tenho certeza que vou querer conhecer todas que você postar aqui! Hahaha

Débora disse...

COM CERTEZA eu pensei isso Lú! Mas ainda bem que tinha a Júlia pra salvar minha vida nessas horas hahhaa.
Achei as postagens mais úteis da vida hahah.
Tá tudo fofo, tá tudo lindo e super útil.
E eu já vou pra lá no meu itinerário, espero vcs pra irem comigo :)

Bejoss. Parabéns Ju

Jú Rodrigues disse...

Pode contar com a gente nessa viagem Déh! *-*

Unknown disse...

Com certeza!!! Fecho com vocês, fácil!! ^_^

Anônimo disse...

o site da the guardian pode ajudar bastante pra pegar informações, beijinhos tá lindoooo

Bruna disse...

Só queria dizer que seu blog é muito amor pra quem ainda tá pensando se tenta UK ou não e pra conhecer melhor as cidades, obrigada! <3

Jú Rodrigues disse...

Valeu pela dica Anônimo, ahaha! Ah, e Bruna, que fofa, obrigada você ^^