sábado, 12 de outubro de 2013

Portsmouth - Inglaterra

A cidade hoje é Portsmouth! 

Bem, sobre Portsmouth eu achei um relato super completo, praticamente não tem o que complementar.

Localiza-se no sul do país. A sua aglomeração urbana conta com 735 mil habitantes, incluindo a vizinha cidade de Southampton, onde fica o aeroporto mais próximo. O coração da cidade fica na Doca Histórica de Portsmouth. Aqui pode explorar o navio bandeira de Lord Nelson, o HMS Victory, ou visitar o HMS Warrior, o couraçado da Rainha Vitória, que data de 1860. Pode também ir conhecer o Museu Mary Rose e ver a evolução da história da Marinha Real...

Atrações:
Com 11 museus que são uma autêntica inspiração, Portsmouth tem uma magnífica história para contar. Descubra mais sobre a sua tradição naval na Doca Histórica de Portsmouth e no Royal Marines Museum. Ouça relatar o papel que Portsmouth desempenhou na Segunda Grande Guerra no Museu do Dia-D e saiba mais sobre o célebre autor Charles Dickens no local onde nasceu. GEEEENTE, Charles Dickens nasceu em Portsmouth! *-*

Restaurantes e bares:
Portsmouth orgulha-se de uma série de restaurantes premiados e tem dois festivais de gastronomia. Com os seus frequentes mercados de lavradores e uma vasta série de estabelecimentos a oferecerem os sabores locais, Portsmouth está tornando-se o paraíso dos “bons garfos” do sul. 

Relato:
"O custo de vida é relativamente barato, se gasta por volta de 25 libras com comida semanalmente. Vc ficando em um hall, vc n vai gastar nada com transporte e na cidade há os ônibus da Uni q mostrando a carteirinha vc pode andar de graça neles, já os ônibus pra Londres ficam por volta de 10 libras ida e volta, se vc comprar com antecedência. Já a vida noturna é com Bruna Fleck 
a acomodacao.. é boa. mas é uma acomodacao de estudante. imagino que em todo lugar seja assim: bastante barulho, sujeira, alarmes de incendio de madugada, quarto pequeno.. mas voce acaba se acostumando. eu moro no James Watson Hall, tenho o meu proprio banheiro e divido a cozinha com mais cinco pessoas. a localizacao é tao boa que continuaria aqui ano que vem se eu pudesse! tambem pelo preco (todas as contas ja vem incluidas). ah, e voce tem varias opcoes, se quer halls ja com refeicao ou quer cozinhar voce mesma, se quer banheiro compartilhado ou nao, local, etc
sobra sim!!!! cerveja toda semana e viagem todo mes (no meu caso). cada um tem suas prioridades aqui hahhaha
hoje tava bem calor e ta fazendo sol seguido aqui!!! no verao dizem que faz uns 25 graus mais ou menos. UM dos motivos por ter escolhido aqui hahah
 nevou tipo dois dias, é raro..
A maioria dos meus trabalhos são práticos e preciso de bastaante espaço. Aqui tem uma sala de estudos com computadores e mesas grandes. Faço a maioria dos trabalhos ali, é difícil o pessoal usar, porque eles geralmente estão festeando, e me ajuda bastante a me organizar, já que preciso dessa divisão física de local de estudos X local de lazer;
2. A minha acomodação é part-catered (8 refeições por semana), mas sempre acaba sobrando, porque muitas vezes perco os horários das refeições: café da manhã entre 07:45 e 11h - café continental ou tradicional inglês ( bacon, ovos, linguiça, feijão...), almoço 12h-14h subs com diversos recheios (os mais tradicionais) e jacket potato. Daí, vem o pulo do gato: a janta que vale a pena começa às 16:45 e termina às 19h. Essa janta tem de tudo e várias opções, inclusive de sobremesa. Essa janta me salva bastante pra comer melhor, carnes e tal, mas às vezes rola um excesso de gordura (todos os dias tem batata frita de acompanhamento, por exemplo), mas esses dias que só tem gordureba são exceções. ah! Eles AMAM curry e carne moída, então isso é bem frequente. Ainda tem uma refeição extendida entre 19:30 e 21:30. Daí, sim. Essa é a refeição jorda. Fish and chips, nuggets, pizza são alguns exemplos. Claaaro, sempre acompanhados de batata frita.
Os pontos negativos são os horários, mas nesse segundo teaching block eu consigo jantar todos os dias (no primeiro que eu ficava até tarde na biblioteca e acabava perdendo a janta) e nos fins de semana é servido um brunch com um full traditional english breakfast das 10 até 15h e é isso.

Bom, por ter as refeições, a minha cozinha é bem menor em relação aos outros halls. Divido com mais 7 alunos e a gente tem uma geladeira e um freezer do tamanho de um frigobar. Dá tranquilo, quando não tem um sem noção que compra uma couve-flor inteira e acaba ocupando a prateleira toda (sim, isso acontece). Além de não dar pra comprar altas promoções de compre 20 iogurtes e pague £1, porque não tem espaço. 
3. Sobre o transporte, qualquer aluno pode usar de graça o ônibus da universidade (ele sai daqui de Langstone e vai até o Nuffield Centre, próximo à biblioteca). Levo até o prédio onde tenho aula, 15min, mas até o fim da linha, são, no mááximo 20min. Ele passa de 20 em 20 minutos até 19h. A partir das 20h, ele passa de 40 em 40 minutos até 00:20 durante a semana.
Um ponto relevante são os intervalos bizarros para os motoristas (não passam ônibus entre 13h e 14h e entre 19h e 20h - tem que se ligar,porque muitas aulas começam às 14h - já me ralei algumas vezes até aprender!).
Durante o fim de semana, o ônibus passa das 11h até 16h de 40 em 40 minutos. 
Além do Uni bus tem o ônibus de linha da First (o número 13) que custa £2.20 até o centro! Carííssimo! Muitas vezes vale mais a pena pegar um táxi, principalmente se estiver com alguém pra dividir (sozinha, nunca paguei mais de £6 por uma corrida).
Nos arredores de Langstone tem dois pubs e um mercadinho que quebra-galho que é uma beleza. Tem um Tesco express a 30min a pé e um pouco mais adiante um Subway, KFC, um McDonads e um Lidl. O Asda já fica mais longe. 

 Os Halls daqui são bem tranquilos e não rola essa história de alarme de incêndio na madrugada (pelo menos na torre, não). Aliás, eu mesma já acionei o alarme de incêndio com todos os meus dotes culinários (isso é mais um ponto negativo: as cozinhas sao pequenas e nao tem ventilacao apropriada). Felizmente, expliquei que eu nao estva secando tênis no microondas, ou deixado uma panela e ido jogar baralho, entao, nao sofri a punição (ir a um curso de precauçao de incêndios que custa apenas £70).
quanto aos alarmes de incendio no james watson se preparem... alarme as 2 ou 5 da manhã pelo menos 1 vez por semana.. alguns flatmates porcalhões (como em todo lugar) e por exemplo no meu bloco o elevador ta quebrado a 3 semanas e eu moro no 9 andar !
 a cidade é muito agitada, é cidade universitaria mesmo, só da estudantes. todo dia tem balada. pessoal do meu flat costumava sair quase todo dia! tem bastante coisa pra fazer, a albert road é uma rua cheia de bar e restaurante legal 
sobre a escolha da cidade, as vezes eu me arrependo de nao ter escolhido Londres, mas a cada fim de semana q eu vou pra lá eu gasto a viiiiida em dinheiro.. é muito caro tudo lá! metro, sair, comer, TUDO. e aqui conseguimos fazer TUDO a pé (até sair de noite pra festa). eu nao estava acostumada com isso no Brasil e sério, pra mim é umas das melhores coisas de morar aqui!!! e tem muita festa, a comida nao é tao boa (as usual in england) , mas dá pra se virar!!! eu to amando tudo aqui! nao quero nem tentar voltar cedo, vou tentar ficar até o ultimo dia da minha bolsa com extensao da data ainda!!! HAHHAHA venhammmmmmm!!!! england (pelo menos pra mim) é o paraíso!!!"


Portsmouth

Vista aérea (obviamente)

74,8 milhas de Londres!


Bye bye.

7 comentários:

Unknown disse...

Juuu!!! Seu blog está cada dia mais lindo!! Admiro muito seu trabalho! Pesquisar sobre cada um desses lugares com certeza não está fácil!! Parabéns, moça linda! :D

Unknown disse...

Fala de Swansea!!!

Anônimo disse...

Fala de Brighton, please :))

Anônimo disse...

Fala de Brighton, please :))

Unknown disse...

Podia falar de Glasgow!!!

Raphael Rosado disse...

Volte a postar, por favor! haha seu trabalho aqui está sendo muito bom!

Priscila disse...

Olá Julia! Adorei seu blog! Estou bastante inclinada a tentar uma bolsa de estudos no Reino Unido mas estou mto perdida! Quero fazer uma pós mas nao sei nem por onde começar. Andei pesquisando uns sites e encontrei algumas inscriçoes abertas. Vc foi por conta ou conseguiu bolsa? Se incomoda em me dizer como conseguiu? Desde obrigada! Bjao :)