sábado, 12 de outubro de 2013

Portsmouth - Inglaterra

A cidade hoje é Portsmouth! 

Bem, sobre Portsmouth eu achei um relato super completo, praticamente não tem o que complementar.

Localiza-se no sul do país. A sua aglomeração urbana conta com 735 mil habitantes, incluindo a vizinha cidade de Southampton, onde fica o aeroporto mais próximo. O coração da cidade fica na Doca Histórica de Portsmouth. Aqui pode explorar o navio bandeira de Lord Nelson, o HMS Victory, ou visitar o HMS Warrior, o couraçado da Rainha Vitória, que data de 1860. Pode também ir conhecer o Museu Mary Rose e ver a evolução da história da Marinha Real...

Atrações:
Com 11 museus que são uma autêntica inspiração, Portsmouth tem uma magnífica história para contar. Descubra mais sobre a sua tradição naval na Doca Histórica de Portsmouth e no Royal Marines Museum. Ouça relatar o papel que Portsmouth desempenhou na Segunda Grande Guerra no Museu do Dia-D e saiba mais sobre o célebre autor Charles Dickens no local onde nasceu. GEEEENTE, Charles Dickens nasceu em Portsmouth! *-*

Restaurantes e bares:
Portsmouth orgulha-se de uma série de restaurantes premiados e tem dois festivais de gastronomia. Com os seus frequentes mercados de lavradores e uma vasta série de estabelecimentos a oferecerem os sabores locais, Portsmouth está tornando-se o paraíso dos “bons garfos” do sul. 

Relato:
"O custo de vida é relativamente barato, se gasta por volta de 25 libras com comida semanalmente. Vc ficando em um hall, vc n vai gastar nada com transporte e na cidade há os ônibus da Uni q mostrando a carteirinha vc pode andar de graça neles, já os ônibus pra Londres ficam por volta de 10 libras ida e volta, se vc comprar com antecedência. Já a vida noturna é com Bruna Fleck 
a acomodacao.. é boa. mas é uma acomodacao de estudante. imagino que em todo lugar seja assim: bastante barulho, sujeira, alarmes de incendio de madugada, quarto pequeno.. mas voce acaba se acostumando. eu moro no James Watson Hall, tenho o meu proprio banheiro e divido a cozinha com mais cinco pessoas. a localizacao é tao boa que continuaria aqui ano que vem se eu pudesse! tambem pelo preco (todas as contas ja vem incluidas). ah, e voce tem varias opcoes, se quer halls ja com refeicao ou quer cozinhar voce mesma, se quer banheiro compartilhado ou nao, local, etc
sobra sim!!!! cerveja toda semana e viagem todo mes (no meu caso). cada um tem suas prioridades aqui hahhaha
hoje tava bem calor e ta fazendo sol seguido aqui!!! no verao dizem que faz uns 25 graus mais ou menos. UM dos motivos por ter escolhido aqui hahah
 nevou tipo dois dias, é raro..
A maioria dos meus trabalhos são práticos e preciso de bastaante espaço. Aqui tem uma sala de estudos com computadores e mesas grandes. Faço a maioria dos trabalhos ali, é difícil o pessoal usar, porque eles geralmente estão festeando, e me ajuda bastante a me organizar, já que preciso dessa divisão física de local de estudos X local de lazer;
2. A minha acomodação é part-catered (8 refeições por semana), mas sempre acaba sobrando, porque muitas vezes perco os horários das refeições: café da manhã entre 07:45 e 11h - café continental ou tradicional inglês ( bacon, ovos, linguiça, feijão...), almoço 12h-14h subs com diversos recheios (os mais tradicionais) e jacket potato. Daí, vem o pulo do gato: a janta que vale a pena começa às 16:45 e termina às 19h. Essa janta tem de tudo e várias opções, inclusive de sobremesa. Essa janta me salva bastante pra comer melhor, carnes e tal, mas às vezes rola um excesso de gordura (todos os dias tem batata frita de acompanhamento, por exemplo), mas esses dias que só tem gordureba são exceções. ah! Eles AMAM curry e carne moída, então isso é bem frequente. Ainda tem uma refeição extendida entre 19:30 e 21:30. Daí, sim. Essa é a refeição jorda. Fish and chips, nuggets, pizza são alguns exemplos. Claaaro, sempre acompanhados de batata frita.
Os pontos negativos são os horários, mas nesse segundo teaching block eu consigo jantar todos os dias (no primeiro que eu ficava até tarde na biblioteca e acabava perdendo a janta) e nos fins de semana é servido um brunch com um full traditional english breakfast das 10 até 15h e é isso.

Bom, por ter as refeições, a minha cozinha é bem menor em relação aos outros halls. Divido com mais 7 alunos e a gente tem uma geladeira e um freezer do tamanho de um frigobar. Dá tranquilo, quando não tem um sem noção que compra uma couve-flor inteira e acaba ocupando a prateleira toda (sim, isso acontece). Além de não dar pra comprar altas promoções de compre 20 iogurtes e pague £1, porque não tem espaço. 
3. Sobre o transporte, qualquer aluno pode usar de graça o ônibus da universidade (ele sai daqui de Langstone e vai até o Nuffield Centre, próximo à biblioteca). Levo até o prédio onde tenho aula, 15min, mas até o fim da linha, são, no mááximo 20min. Ele passa de 20 em 20 minutos até 19h. A partir das 20h, ele passa de 40 em 40 minutos até 00:20 durante a semana.
Um ponto relevante são os intervalos bizarros para os motoristas (não passam ônibus entre 13h e 14h e entre 19h e 20h - tem que se ligar,porque muitas aulas começam às 14h - já me ralei algumas vezes até aprender!).
Durante o fim de semana, o ônibus passa das 11h até 16h de 40 em 40 minutos. 
Além do Uni bus tem o ônibus de linha da First (o número 13) que custa £2.20 até o centro! Carííssimo! Muitas vezes vale mais a pena pegar um táxi, principalmente se estiver com alguém pra dividir (sozinha, nunca paguei mais de £6 por uma corrida).
Nos arredores de Langstone tem dois pubs e um mercadinho que quebra-galho que é uma beleza. Tem um Tesco express a 30min a pé e um pouco mais adiante um Subway, KFC, um McDonads e um Lidl. O Asda já fica mais longe. 

 Os Halls daqui são bem tranquilos e não rola essa história de alarme de incêndio na madrugada (pelo menos na torre, não). Aliás, eu mesma já acionei o alarme de incêndio com todos os meus dotes culinários (isso é mais um ponto negativo: as cozinhas sao pequenas e nao tem ventilacao apropriada). Felizmente, expliquei que eu nao estva secando tênis no microondas, ou deixado uma panela e ido jogar baralho, entao, nao sofri a punição (ir a um curso de precauçao de incêndios que custa apenas £70).
quanto aos alarmes de incendio no james watson se preparem... alarme as 2 ou 5 da manhã pelo menos 1 vez por semana.. alguns flatmates porcalhões (como em todo lugar) e por exemplo no meu bloco o elevador ta quebrado a 3 semanas e eu moro no 9 andar !
 a cidade é muito agitada, é cidade universitaria mesmo, só da estudantes. todo dia tem balada. pessoal do meu flat costumava sair quase todo dia! tem bastante coisa pra fazer, a albert road é uma rua cheia de bar e restaurante legal 
sobre a escolha da cidade, as vezes eu me arrependo de nao ter escolhido Londres, mas a cada fim de semana q eu vou pra lá eu gasto a viiiiida em dinheiro.. é muito caro tudo lá! metro, sair, comer, TUDO. e aqui conseguimos fazer TUDO a pé (até sair de noite pra festa). eu nao estava acostumada com isso no Brasil e sério, pra mim é umas das melhores coisas de morar aqui!!! e tem muita festa, a comida nao é tao boa (as usual in england) , mas dá pra se virar!!! eu to amando tudo aqui! nao quero nem tentar voltar cedo, vou tentar ficar até o ultimo dia da minha bolsa com extensao da data ainda!!! HAHHAHA venhammmmmmm!!!! england (pelo menos pra mim) é o paraíso!!!"


Portsmouth

Vista aérea (obviamente)

74,8 milhas de Londres!


Bye bye.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dundee - Escócia

E a cidade hoje é Dundee! :)

Dundee é a quarta maior cidade da Escócia com uma população de 156,561 habitantes em 2012. E se encontra às margens do rio Tay.
Hoje, Dundee é promovido como 'Uma cidade, muitas descobertas "em homenagem a história de atividades científicas de Dundee. Indústrias biomédicas e tecnológicas têm chegado desde os anos 1980 , e a cidade já responde por 10% da indústria de entretenimento digital do Reino Unido. 
A média de temperatura e precipitação é típico para a costa leste da Escócia, e com a sua posição estuarina (à beira do rio), a média diária máxima é ligeiramente mais elevada do que as áreas costeiras ao norte, especialmente na primavera e verão . A temperatura mais alta que já chegou lá foi 27º. E a mais baixa, -17º.
O Aeroporto de Dundee oferece voos comerciais para o Aeroporto London City . Vôos para o Aeroporto Internacional de Birmingham e Belfast City foram interrompidas em dezembro de 2012. O aeroporto é capaz de servir pequenas aeronaves e está localizado a 3 quilômetros a oeste do centro da cidade , ao lado do rio Tay. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Edimburgo, 59,2 milhas ( 95,3 km ) ao sul.  O porto internacional de passageiros mais próximo é o Newcastle upon Tyne. Há também muitos serviços de ônibus intermunicipais oferecidos por Megabus , Citylink e National Express.

Dundee tem fama de ser uma cidade muito mais barata para se morar, comparado à cidades mais ao sul, na Inglaterra principalmente.15% dos alunos lá são intercambistas.

"É linda demais, a construção do prédio principal é bem antiga, de 1881. Antigamente, este prédio era um campus da University of  St. Andrews, mas depois foi fundada a University of Dundee (ou mais ou menos isso)."


Um dos reitores é o Brian Cox, ele é um ator de cinema, que atuou em X-men. 

Relato de quem mora, sobre a University of Dundee:"Quando você é calouro (ou intercambista) você mora no que eles chamam de Acommodations, que são uns prédios com apartamentos para os alunos. Os prédios são dentro do campus, e como se não bastasse essa facilidade, parecem ser muito bonitinhos e bem cuidados. São 6 quartos por apartamento, todos en-suite (com banheiro individual) ou seja, você divide apenas a cozinha com seis colegas. O resto é tudo individual, e isso é perfeito."



  • Atrações em Dundee:
  1. McManus
  2. The Dundee Law
  3. Mills Observatory
  4. Barnhill Rock Garden
  5. Camperdown Country Park
  6. Broughty Castle
  7. University of Dundee Botanic Gardens


Blog super indicado, de uma garota que tá pelo CSF lá! The Thistle of Scotland


McManus

Margeando o Tay

473 milhas de Londres!
Beijos. ^^

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leicester - Inglaterra

Oi, vamos falar sobre Leicester!

Pra começar, temos que saber que a cidade tem uma população de 288 000 (estimativa de 2005).

Alguns festivais de Leicester:
  1. Chinese New Year Celebrations
  2. Leicester Comedy Festivals
  3. Holi Festival (PS: PRECISO IR)
  4. The Spark Festival
  5. Leicester Caribbean Festival
  6. Leicester International Music Festival
Alguns parques de Leicester:
  1. Braunstone Park
  2. Bede Park
  3. Abbey Park
  4. Aylestone Hall Gardens
Mais informações sobre esses festivais e parques, e outras coisitas: Visit Leicester


Relato de quem tá estudando na DMU (De Montfort University):
- Custo da cidade: Leicester não é uma cidade muito grande, mas oferece muitas opções boas de comércio. A DMU fica muito próxima ao centro e aos Halls de Acomodação por isso os alunos que vierem para cá não precisam se preocupar em pagar transporte para se deslocar pela cidade. O custo com alimentação, dependendo do seu estilo de vida, fica em torno de £20 por semana. 

- Vida Noturna: O centro de Leicester tem vários clubs, bars e pubs bons. Perto da Universidade tem os famosos Polar Bear e Soar Point, que são bem baratos. De segunda a sábado a Student Union promove festa na Universidade. 

- Transporte público: É muito fácil se deslocar por Leicester a pé. A acomodação mais longe fica a apenas 20 min do centro da cidade e estação de trem ou ônibus. Caso você queira comprar uma bicicleta, melhor ainda  Muitas partes da cidade têm ciclovia.

- Lazer/diversão: Leicester têm muitos parques, cinemas, muita opção do que fazer nos dias livres. Além disso, a DMU tem um suuuper Leisure Centre. Com todas as opções de esportes (inclusive natação), parede de escalada, academia muito bem equipada e as mais diferentes aulas (pilates, ioga, aeróbica, allover workout, zumba fitness...). 

- Pontos turísticos: Leicester não é uma cidade muito turística, mas recentemente tem recebido visitantes de vários lugares para a exposição do Richard III.

- Facilidades para viagem: A estação de trem e de ônibus ficam próximas a tudo, é muito fácil para viajar. Fica a apenas 40min do aeroporto East Midlands (que a Ryanair opera) e tem ônibus direto para Heathrow e outros aeroportos). Leicester fica a apenas 1 hora de Londres de trem.

- Acomodações: Todos os alunos do CsF ficam em acomodações en-suite, no máximo a 10 min andando do campus.

Opinião pessoal:

Eles são uns fofos, mas por que? Porque eles tem uma grade específica, no caso de Forensic Science, para os estudantes do CSF, pensada para um melhor aproveitamento desse um ano que estudamos lá, e por causa desse email fofo que eles mandaram pra todo mundo que os colocou com uma das suas opções (eles foram minha 3ª opção):
"Hi there,
Thank you for applying to De Montfort University- I have received your application today from science without borders. A decision will be made and communicated to Science without Borders/CNPq on Monday 23rd September. Science without Borders will then let you know if you have received an offer to study at De Montfort University.
In the meantime if you have any questions (about anything other than your application), please don’t hesitate to contact me. I’ve also copied into this email a current DMU science without borders student, Juliana, who can also help with any questions.Kind regards,Rachel"
Mas então por que eu não os coloquei como 1ª ou 2ª opção? Porque é muito longe da praia, eu sei que é besteira, mas eu amo praia, nem que seja só pra olhar o mar, o vai e vem dele e o cheiro me transportam pra casa instantaneamente, mas também porque eles não são muito bem colocados nos rankings.

Leicester 

Leicester

102 milhas de Londres!


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Leeds - Inglaterra

Cidade do dia, em homenagem a minha amiga linda, Déh, que vai estudar na Leeds Metropolitan! 

Àquelas informações básicas do Wikipedia pra iniciar o post:
Leeds é uma cidade importante do norte da Inglaterra, faz parte do condado de West Yorkshire e está localizada próxima ao rio Aire. Tem uma população de mais de 443.247 habitantes, mas na zona urbana estima-se mais de 700.000, incluindo as vilas e povoados nos arredores que estiveram adicionados recentemente a organização administrativa de Leeds. É a terceira maior cidade da Inglaterra. As cidades de MorleyOtley e Wheterby situam-se dentro de Leeds.

Alguns lugares para você conhecer em Leeds:
  1. Leeds City Museum
  2. Royal Armouries Museum
  3. Tropical World
  4. Thackray Museum
  5. Leeds Art Gallery


Festival de Leeds e Reading (Inglaterra)
Para você que curte o famoso rock inglês, esse é mais que obrigatório. Ambos os festivais ocorrem ao “mesmo tempo”  sendo em Leeds, West Yorkshire e Reading, Berkshire. Eles estão entre os festivais mais tradicionais na Europa como um todo, sendo um dos festivais mais antigos do continente, de 1961 para ser mais exato. Para se ter uma ideia, este ano (2012) tocou The Cure, Paramore, Foo Fighters, The Black Keys, Florence and The Machine, Kaiser Chiefs, Bullet for My Valentine entre outros. No total são três dias de festival com mais de 90 bandas.
Temos ainda outros festivais na cidade, como o Leeds International Beer Festival, Leeds West Indian Carnival entre outros.

Para mais informações sobre o que fazer e conhecer em Leeds: Discover Leeds

Relatos:
  • “Aqui a tomada eh diferente. Quem tiver adaptador blza, senao compra qd chegar aqui na boots (uma farmacia tipo drogasil que vende de TUDOOO). Nao comprem roupa de frio no brasil. É jogar dinheiro fora. Primark eh a loja mais barata que tem (tipo camisetinha por 2,50!!!) e muito bonita as roupas de la. quem ficar um ano precisa de casaco de neve. Um só basta. Na tkmaxx (loja outlet de grandes marcas) vc compra um top por 60 pounds). De novo NAO COMPREM NADAAAAA AI NO BRASIL QUE EH BESTEIRA FIZ ISSO E ME ARREPENDO sei que a tentacao eh grande de trazer td pq a gente fica com medo mas juro, aqui vc acha td mais barato! Taxi aqui é muito barato!! Nao eh tao role chegar no aeroporto de manchester, o trem eh integrado no aeroporto. Vc pega trem pra leeds, em uma hora vc ta la. de la pega um taxi ate o monty b. que deve dar nem 5 pounds. Voltando as lojas, vc lava suas proprias roupas numa lavanderia dentro do condominio. Vc obviamente paga por cada lavagem e tem secadora tbm (que vc tbm paga) Recomendo usar pq estender toda a roupa pelo quarto é uó ne. e vc consegue usar uma secadora pra duas maquinas de roupa que vc lava. Viajar pela inglaterra: busao eh a opcao mais barata. Conheco duas cias - megabus e national express. Olhem o trem tbm mas normalmente eh mais caro. Td aqui o qto antes vc compra mais barato é. Da pra comprar td pela net e vc consegue pagar a debito tbm (no brasil eh soh credito ne).”


  • “Sorte a minha que tinha conhecido um “Leediano” em Praga, que me disse que não tinha muito o que fazer por lá, sendo melhor ir passar o dia em York. A verdade é que Leeds é sim uma cidade simpática, e que vem crescendo um monte. Infelizmente não tive forças para sair a noite, mas a minha breve caminhada já mostrou, que além de um centro bonitinho (mini Londres), existe uma vida noturna interessante, com gente bonita e animada! Uma breve caminhada no centro, para sentir o ar da cidade, uma noite em um fim de semana, parece suficiente para Leeds. Quanto ao que comer, não espere nada muito bom, nem mesmo pagando um pouco mais…"

#fikdik: Essa garota acabou de chegar em Leeds para estudar Arquitetura na Leeds Metrop., quem tiver interesse pode começar a acompanhá-la: 365 days in Leeds

Leeds

Leeds

196 milhas de Londres!

Bye!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cardiff - País de Gales

E hoje vamos falar de uma cidade que eu particularmente me apaixonei e está no meu Top 5 para conhecer logo, Cardiff!

A cidade tem uma área de 140km² e seu principal rio é Severn. Como na grande maioria das localidades da Europa, o clima levemente frio também é predominante em Cardiff. É raro que os termômetros indiquem menos de -15°C e mais de 25°C. Temperatura média anual: 9°C.

Hoje, as antigas docas têm sido transformadas em um complexo de restaurantes e atrações aos visitantes. Os museus, teatros e lojas proeminentes significam, o ano todo, diversão e entretenimento. Além disso, seus 330 parques e jardins colocam Cardiff entre as cidades mais verdes do Reino Unido.
Os trens interCity de alta velocidade podem levá-lo a qualquer lugar de Cardiff. As estradas de ferro regionais operam os trens air-conditioned diretos de Birmigham, Manchester, Liverpool, Nottingham, Bristol, Southampton, Exeter, Torbay, Portsmouth e Bath até Cardiff.
É possível chegar a Cardiff também pelo mar. Para aqueles que viajam da Europa continental, há vastas opções de pontos de entrada ao Reino Unido, todos servidos por muitas companhias de balsa. Os 'Ferry Boats´ estão interligados por um sistema nacional de motorway, grandes rodovias, para fornecer o acesso rápido e fácil a Cardiff.
De Londres à capital do Pais de Gales, são duas horas e meia de ônibus, pela National Express. Comprei as passagens no site. Imprimi os bilhetes em casa e lá fui eu para Victoria Coach Station, a “rodoviária” de Londres. Apesar de ser um pouco mais longo, é um passeio que pode ser feito tranquilamente em um dia.  IDA E VOLTA: 30 libras.
Se for de carro, é interessante parar também em Shrewsbury, Conway, Chester, Swansea, Tenby...

O custo de vida é bem menor que em Londres e sul da Inglaterra.


  • Relato de quem vive:

“Pra quem não sabe, eu estou morando em Cardiff (ou Caerdydd), a capital do País de Gales (Wales) e a décima maior cidade do Reino Unido. Cardiff não é muito grande pra uma capital, tem apenas 340 mil habitantes.
Eu mudei pra Cardiff sem saber quase nada sobre a cidade, mas aqui estão minhas impressões e o que eu aprendi depois de 1 mês e meio.
1 - Em Gales tem duas línguas oficiais: inglês e galês (welsh). Portanto, em Cardiff, tudo é escrito nas duas línguas: placas, informações, nomes dos lugares, panfletos, etc.
2 - Os galeses são muito patriotas. Tem bandeiras pela cidade toda e em vários comércios ou até casas. Além disso, eles gostam muito da Escócia e da Irlanda, provavelmente porque esses três países se unem contra a Inglaterra. 
3 - No País de Gales, assim como na Escócia, as pessoas são muito amigáveis e prestativas. É muito notável a diferença com a Inglaterra. Um exemplo disso são os motoristas de ônibus: se você está correndo pra alcançar o ônibus, os motoristas sempre esperam. Já em Oxford, isso jamais acontece. Uma vez eu presenciei um motorista fechar a porta mas sem arrancar, uma pessoa bateu pra entrar e ele não abriu e aí sim arrancou.
Pelo que eu percebi das pessoas do curso e das que conversei, as pessoas também são menos sérias do que na Inglaterra e Escócia, fazem mais piadas bobas e são mais engraçadas.
4- Cardiff está no top 5 cidades para fazer compras do Reino Unido. Tem muitas lojas e shoppings. A cidade é conhecida como “City of Arcades”. Arcades são o que chamamos de galerias no Brasil. Cardiff é a cidade com a maior concentração de galerias de compras do Reino Unido. Tem 8 galerias da época Vitoriana/ Edwardiana e mais 3 modernas, sendo que uma delas é enorme. Chama-se St David’s e eu vivo me perdendo lá. Saint David é o padroeiro do País de Gales.”




Cardiff - Centro da cidade

Cardiff

151 milhas de Londres!

Bye, bye!






segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Liverpool - Inglaterra

E hoje vamos falar um pouco da concorrida Liverpool!

Liverpool é a 4ª maior cidade do UK, só perde pra Londres, Leeds e Birmingham, então coisa pra fazer nunca falta.  Tem um clima temperado, com verões relativamente frescos e invernos suaves. No verão a temperatura média é de 20°C e no invernoé de 6°C, podendo nevar alguns dias.

Como toooodo o mundo sabe ela foi o lar dos Beatles!

Transporte:

Transporte em Liverpool não é um grande problema por se tratar de uma cidade não muito grande, além de possuir um sistema de transportes eficiente que conta com Ônibus, Metrô e Ferry Boat (para travessia do rio Mersey). São quatro principais estações de metrô na cidade: Lime Street, Central, Moorfields e James Street, que atendem perfeitamente seus usuários. E são duas as principais estações de ônibus: Paradise Street Bus Station e Queen Square Bus Station. O preço do transporte em Liverpool varia muito. Existem tarifas especiais para muitos eventos diferentes, sendo possível encontrar tarifas a partir de uma libra.
Maiores informações: Mersey Travel
Há também o aeroporto de Liverpool que foi construído nos anos 30, e mais tarde foi renomeado “Liverpool John Lennon Airport” em homenagem a John Lennon. O aeroporto atende a inúmeras cidades europeias.

Atrações:

Na região da cidade às margens do rio fica o famoso Royal Liver Building. Os armazéns do século 19 que cercam Albert Dock foram transformados em lojas, museus, galerias e restaurantes. Vale a pena visitar o Maritime Museum e a Tate Liverpool, que abriga exposições de arte contemporânea inglesa.

Uma das mais celebradas galerias da cidade é a The Walker. As pinturas expostas variam desde quadros italianos e flamengos antigos até obras de arte do início do século 20. 
  • Mais atrações:
  1. Mendip: John Lennon Home
  2. The National Trust Formby
  3. Ness Botanic Garden
  4. Hilbre Islands
  5. Chester Zoo
  6. Liverpool Anglican Cathedral
  7. Walker Art Gallery
  8. St. George's Hall
  9. Royal Liverpool Philharmonic
  10. The Beatles History
  11. International Slavery Museum
Para mais atrações e informações sobre o que fazer na cidade: Visit Liverpool
Para saber mais sobres os clubs e vida noturna: Club vibes - Nightlife

Relato de um visitante, Londres - Liverpool:
"Peguei o trem as 7h em Euston, chegamos lá pelas 9 h15 em Liverpool.

Comprei as passagens aqui do Brasil mesmo, pela internet, no site TheTrainLine.com. No dia só chegamos mais cedo a Euston e fomos validar o ticket num terminal eletrônico.
Agora, o importante: comprei aqui do Brasil mesmo o passeio da National Trust. Esse é o único que permite que você entre nas casas de Paul e John. Os outros passeios apenas mostram por fora e com certeza entrar nas casas é o melhor. Bom, eu agendei esse passeio na National Trust para a parte da manhã. O passeio sai das Docas; dá pra ir andando da estação de trem até lá. Saímos às 10h, fomos às duas casas, foi um tour maravilhoso. O numero de visitantes é reduzido, não esqueça de comprar antes. Vale a pena mesmo.
Bom, lá pelo meio-dia voltamos às Docas – que são patrimônio da humanidade – e visitamos a Beatles Story que é uma loja e museu dos Beatles.
Almoçamos e compramos lá mesmo o tour do Magical Mistery Touru, num ônibus amarelo igual ao do álbum e saímos pra ver os pontos ligados a eles na cidade. O passeio roda por toda Liverpool, leva à casa de George, Ringo, Paul e John (apenas por fora), Strawberry Fields, Penny Lane e muitos outros lugares. O guia é bem legal e mostra tb um pouco da cidade, que é mt bonita. O tour deve levar umas duas ou três horas e termina no Cavern Club. Essa empresa faz o passeio no ônibus amarelo grandão e de outros modos, em tours exclusivos — dê uma olhada no site. Talvez indo em 4 pessoas valha a pena comprar um passeio particular. De ônibus eles param em alguns pontos para você descer e em outros só mostram de dentro do ônibus mesmo.
Ficamos a noite por lá no Cavern — rola um Beatles cover — e voltamos andando até a estação pra pegar o trem pra Londres às 22h. Chegamos na cidade pouco depois de meia-noite."

Relato de quem mora: 
"Meu nome é Giovani e faço parte do primeiro edital do CsF aqui para a Uni Liverpool.
Honestamente, não li todos os tópicos mas queria falar sobre um fator importantíssimo da universidade: acomodação.

Seguramente, a escolha pela University of Liverpool foi acertada. Além da cidade ser maravilhosa, o custo de vida baixo em comparação a Londres, ser a maior cidade universitária fora de Londres, tudo estar ao alcance a pé, compor o Russel Group (top 5% das Uni do UK), então, seguramente, vocês fizeram uma excelente escolha.

Com relação à acomodação:

Infelizmente, o governo brasileiro, a despeito das experiências do CsF Portugal, tem transferido o dinheiro a título de acomodação diretamente para o UUK, e este à Universidade (no caso de Portugal, o aluno recebe este dinheiro e decide onde morar). Esta condição cria uma necessidade de ter que morar em algum prédio da University of Liverpool.

No ano letivo, há dois tipos de alunos: undergraduate e postgraduate. O primeiro grupo requer um contrato de 40 semanas, visto que nos "summer months" - Junho/Agosto - eles têm férias e geralmente voltam para suas cidades de origem. No segundo grupo, o contrato é de 51 semanas. TODO o pessoal do CsF entra no segundo grupo, na condição de postgraduate e requer um contrato de 51 semanas. 

A situação é que majoritariamente, os alunos "postgraduate" são de nacionalidades distintas da britânica. Por isso que Mulberry Court, Philharmonic Court e outros, a presença de alunos que não britânicas é esmagadora. 

Na minha concepção de intercâmbio, eu acredito que teria engrandecido a experiência se eu pudesse ter ficado em Halls que os alunos britânicos ficaram. Além disso, a quantidade de alunos do primeiro edital que optaram em morar em outro Hall distinto do qual o Accommodation office ofertou, prova que essa questão ainda não foi solucionada. Além, o custo para mudar para o Vine Court, o Hall mais novo do campus, é de 1800 libras (total, dividido em quatro parcelas). Idealmente, não é agradável para alguém que vem subsidiado pelo governo estudar em Liverpool ter que pagar essa quantia. E ainda, mudar para o Vine Court não é a solução, pois, você fica no bloco de alunos "postgraduate", ou seja, nacionalidades não britânicas "leia-se chineses".

A maioria dos alunos "undergraduate" britânicos culturalmente opta por viver nas "Off-campus accommodation". São inúmeros prédios de acomodação fora do centro da cidade, "Carnatic" e "Greenbank Student Villages". Por ser fora do campus central, você depende de ônibus - 200 libras o ano, 15 minutos de viagem. 

Honestamente, eu não estou querendo influenciar ninguém aqui. Só acho que, após ter essa experiência, acredito que é muito importante que vocês discutam o assunto acomodação entre vocês e tenham uma opinião embasada a respeito.

Tem altos pubs, bar, baladas pra ir no centro e o The Cavern Club fica perto dessa parte mais movimentada da cidade (quem é fã de Beatles vai curtir muito e quem não é, da pra se divertir também). Uma das maiores vantagens aqui é que o campus é central e tem muitas accommodations perto, você não precisa gastar com transporte pra fazer compras ou ir pra facul.

No momento eu to num quarto individual e divido banheiro com mais 3 pessoas no meu andar. Cada predio tem 3 andares e um banheiro em cada andar. Já a cozinha divido com mais 6 pessoas, é até bom porque dá pra entrosar com a vizinhança na hora de comer, a parte chata é só o banheiro (tem dias que as chinesas não recolhem o cabelo do ralo e pode floodar a bagaça ¬¬). Mas em setembro a gente vai trocar de accommodation e pelo que falaram vamos ganhar suíte xD (talvez seja necessario pagar 200 pounds anual a mais, mas ainda não é certo).

Sobre a Universidade, to achando tudo muito massa, desde a estrutura, apoio do International Team até a parte dos esportes (dá pra praticar altos esportes que nem arco e flecha, badminton, escalada, hipismo, mas a maioria deles só começa em setembro agora), alem disso tem mais de 100 societies (students unions) que você pode fazer parte.

Uma coisa da hora que ta tendo agora pro PSE daqui são as viagens, todo fds a Uni ta levando a galera pra conhecer uma cidade turistica do UK. Fds passado fomos pro País de Gales e agora vamos pra Chester sem precisar pagar nada por isso!"


Liverpool - Noite

Liverpool - Dia

212 milhas de Londres!

Beijos!

domingo, 6 de outubro de 2013

Cambridge - Inglaterra

E hoje vamos falar um pouco sobre Cambridge!

Se seu objetivo na Inglaterra é estudar, então considere ficar em Cambridge, umas das mais antigas e também renomadas cidades universitárias do mundo. A menos de uma hora de trem de Londres, o lugar é cheio de famosos colleges que mais parecem castelos. Seu ambiente medieval, cortado pelo charmoso rio Cam e enfeitado de áreas verdes, passa a agradável sensação de voltar ao século 18 ou 19. Mas, por ser repleta de estudantes estrangeiros, os ares de modernidade e cosmopolita proliferam dentro do campi, das repúblicas estudantis e da rede de serviços e entretenimento.
 A população é quase inteira de jovens, vindos de todos os cantos para aprender nos prédios históricos e relaxar nos clássicos pubs ingleses. Conhecimento com diversão: essa combinação perfeita é praticamente uma lei em Cambridge.
A cidade é um convite ao passeio ao ar livre. Além de ruas históricas para andar a pé, Cambridge é lembrada por seus imensos “tapetes verdes”, como são chamados os gramados extensos e muito bem cuidados. Por isso, desfrute algumas horas nos melhores parques da região, como o Backs (lado oeste da cidade), Jesus Green e Midsummer Common (ao norte), e Parker's Piece (ao sul).
Complete a cena bucólica a bordo de um “punt”, os charmosos barquinhos que podem ser alugados para percorrer as águas plácidas do rio Cam, um genérico dos canais de Veneza e Amsterdã.
Vale lembrar que Cambridge é uma cidade universitária, com noites sempre animadíssimas. Os pubs, que de dia são ótimos restaurantes, viram depois excelentes baladas. Os preferidos são o Eagle, situado em uma antiga pousada, e o Pickerel, o mais velho da cidade.
Pequena, plana e tudo muito perto. Em Cambridge, a maioria dos prédios universitários, museus, igrejas, espaços públicos e turísticos está localizada bem no coração da cidade. Então, caminhar ou andar de bicicleta é uma excelente e agradável opção para desbravar seus recantos, além de apreciar os lugares mais impressionantes e legais lá existentes. Assim, andar e pedalar são essenciais.

  • Clima: A região é de clima razoavelmente temperado, às vezes bem nublado. O verão vai de junho a agosto (temperatura variável entre 14ºC e 30ºC). E o inverno, de dezembro a março, com temperatura entre -2ºC e 5ºC.



"Basta pegar um trem e, em 45 minutos, chega-se em Londres. Próprio meio de transporte, a bicicleta — era a única maneira de curtir a cidade de fato, já que os ônibus paravam de circular cedo."


Como ir de Londres para Cambridge

De trem:
Trens expressos saem da estação King’s Cross com destino a Cambridge Station a cada 30 minutos, a partir de 6:45 da manhã, geralmente nos horários xx:15 e xx:45. A viagem sem escalas leva em torno de 50 minutos e a passagem de ida e volta para o mesmo dia (“anytime day return”) custa cerca de £30,00. É possível economizar um pouco, comprando uma passagem “off peak”, geralmente para viagens a partir de 10:00 da manhã.
Da estação Liverpool Street há também dois trens diretos por hora, mas são bem mais lentos. A viagem leva em torno de 1 hora e 20 minutos e há várias paradas no caminho. O preço da passagem é semelhante, £30,00 para “anytime day return” e £17,50 para “off peak day return. 
De ônibus:
A viagem de ônibus é bem mais demorada que a de trem e, embora o tempo “normal” de percurso seja pouco menos de 2 horas e meia, dependendo do horário e do trânsito a viagem pode levar até quase 4 horas. Para quem não está com pressa, no entanto, pode custar bem mais barato, especialmente se a passagem for adquirida com bastante antecedência.  Os ônibus saem da estação de ônibus de Victoria, no centro de Londres.
De tour organizado:

Com a London Walks: duas vezes por mês, às segundas-feiras, há um tour para Cambridge organizado pela London Walks. O passeio parte da estação King’s Cross às 9:00, quando você deve encontrar seu guia a estação. Em Cambridge, são feitos dois passeios guiados à pé, um na parte da manhã e um à tarde, com tempo suficiente para o tradicional passeio de barco pelo rio. O retorno a Londres se dá por volta da 18:30. O preço para este verão (2013) é £16,00 mais £39,00 da tarifa do trem.

Por último, o depoimento de quem estava lá:

"Fora que minha academia lindinha e tem uma sala com vários paredões de escalada - muito legal!! (: Como a academia tem uma parceria com a escola, por ser aluna de lá só pago £ 90 (por 3 meses). Quem dera academia no Brasil fosse esse preço.. hahaha
As baladas aqui começam em média 23:00 ~ 00:00 (que nem no Brasil), mas acabam 3:00 (grrrr!). E quando eu digo “acaba”, acaba MESMO! As luzes se acendem, desligam o som, te colocam pra fora mesmo! Os pubs também fecham bem cedo (entre meia noite e 1 da manhã), então o forte de Cambridge não são as baladas até amanhecer o dia.
Uma coisa engraçada são as roupas que a galera usa por aqui, pra sair.. Inglesa gosta de mostrar a bunda (faaaaato!!) então é bem normal estar em uma festa, olhar pro lado e ver o vestido de uma menina quase no meio da bunda. Não tem sentido, acho que elas simplesmente não percebem que o vestido está subindo, ou não ligam, não sei! Fora isso, saltão e mais saltão! Elas preferem mostrar as pernas do que usar decotão.. Por outro lado, sempre rola aquela galera alternativa na balada, que geralmente estava em algum lugar e foi direto. Nessa categoria podemos incluir: homens de terno, moletom, pessoas fantasiadas (já encontrei com o super homem, avatar, ursinhos carinhosos e uma infinidade de anomalias que só se vê em Cambridge! Estou imaginando as fantasias do Halloween! hahaha), mulheres de sapatilha e rabo de cavalo, camisetinha.. Então a balada daqui é bem diversificada, não é aquele mitiê do Brasil.
Como o preço médio pra entrar nas festas aqui é £ 4, o “custo maior” da noite é com a bebida. Uma cerveja custa entre £ 2,50 e £ 3,00, uma tequila custa mais ou menos £ 2,50 e um shot de vodka custa £ 2,30. Aqui o pessoal tem o hábito de virar o shot da vodka pura, por isso tem vodka de 13908120931 sabores: cup cake, jujuba, pimenta, coca-cola, morango e uma infinidade de sabores. Bem legal!
Transporte
Como o meio de transporte mais comum aqui em Cambridge é a bike, é comum também ir pra festa pedalando (as inglesas conseguem pedalar de vestido com alguma técnica desconhecida que não deixa a calcinha à mostra.. eu prefiro sair de calça! hahaha), mesmo de salto alto! Não é difícil, acredite.. O ruim é voltar pedalando depois de tomar uma(s).. 
Pra encontrar uma bike aqui não é difícil. A maioria dos estudantes coloca a bike pra vender quando está voltando para seus paises de origem, então sempre tem anúncios no mural da escola de bicicletas que estão a venda. Os preços variam de £ 30 a £ 45 e é um investimento super válido! O taxi aqui em Cambridge é uma pequena fortuna (pra voltar da festa ele já começa com £ 4. 12 reaisssss só pra começar! Não rola..). Com a bike dá pra fazer tudo pela cidade, além de ser rápido, evitar congestionamento, ser fácil de usar, barato e ainda malhar as perninhas! Só vantagens pra a bike, mil pontos pra ela! hahaha :D
      
Não posso deixar de mencionar o transporte Cambridge - Londres. A passagem pra ir em um dia e voltar no outro custa £ 30 e pra voltar no mesmo dia £ 21. Entretanto, se você conseguir reunir um grupo de 4 pessoas (ou mais), o preço da passagem pra ir e voltar no mesmo dia cai pra £ 11. De modo geral, Londres não é uma viagem barata a ponto de se fazer toda semana.. Além disso, os fins de semana aqui em Cambridge são tão agradáveis que nem dá vontade de sair daqui.
Comida
Com relação ao almoço, sempre almoço por perto da escola, já que tem vários “restaurantes”. Meu almoço de todo dia é a opção mais saudável (?) e barata: Pasta Pronto! É um macarrãozinho normal (Penne) com 4 tipos de molho que você escolhe (meatballs, que é a nossa “almondega”, arrabiatafour cheese carbonara). Além disso tem como colocar queijo ralado ou pedacinhos de queijo dentro do potinho (ou os dois!) e a cada “compra” você ganha um carimbinho no cartão de lá. No oitavo você ganha um de graça! Bem legal.. Pra completar, a atendente é brasileira e uma figura! Troco várias ideias com ela, muito gente boa.. Ah, esqueci de falar: o preço dos potinhos varia de £ 1,90 a £ 2,30. Essa é a opção mais barata de almoço nas proximidades da minha escola e a preferida por todos (o molho quatro queijos é uma delícia!).
Quem não come macarrão (ou pra dar uma variada, né, porque comer macarrão todo dia é complicado..) na mesma rua tem diversos restaurantes japoneses, indianos, chineses e até um brasileiro! Guaraná Antártica por £ 1,40 (caro, mas na saudade vale a pena..) e feijoada por £ 5 dia de domingo (com carne de porco.. Ai que saudade dos bois do Brasil!).
Pra quem gosta de carne, esqueça. Tenho 1 mês aqui e ainda não consegui comer nem meio pedacinho de bife. hahaha O sonho dos brasileiros aqui é entrar em uma churrascaria, mas ainda não conseguimos nada próximo a isso. Assim que tiver mais informações a respeito de carne por aqui com certeza postarei! O jeito é quebrar o galho com um hamburgão argentino (é o mais perto de “carne” que dá pra chegar).
De modo geral, gasta-se em média £ 5 por dia no almoço. Subway é 5 e pouquinho, MC Donald’s também.. Em qualquer um desses lugares que se vá a média de preço é essa.
Dica para os estudantes: Apresentando a carteirinha da escola no MC Donald’s quem compra uma promoção tem direito a um cheeseburger ou um McFllurry de graça. Oba!"

Kings College

Kings College - Inverno

Cambridge
65,8 milhas de Londres!!


Beijo geeente!